Secretaria
de Estado de Educação
E.
E. B. Itajubá - Descanso/SC
PLANO DE CURSO DE FILOSOFIA
ANO 2014
Prof.ª ELISANGELA LORENSKI
OBJETIVOS
GERAIS DO ENSINO DA FILOSOFIA
·
Estudar, considerando os diversos
contextos históricos, os temas e ideias fundamentais dos grandes mestres do
pensamento ocidental, procurando estabelecer com conexões com nosso saber
filosófico, e buscando exercitar e desenvolver a capacidade de pensar com
critérios e objetividade.
·
Apresentar os conceitos fundamentais do
pensamento filosófico ocidental, constituído historicamente, como ferramentas
de formação de atitude filosófica.
·
Colaborar para a reflexão sobre as
relações entre as concepções filosóficas e as condições históricas e a vida
cotidiana.
·
Desenvolver o espírito critico e a
reflexão filosófica sobre questões contemporâneas, contribuindo para a criação
e o fortalecimento de práticas solidárias com a própria comunidade.
1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Conteúdos:
·
A filosofia
·
A atitude filosófica
·
O que é a filosofia?
·
A origem da filosofia
·
Períodos e campos da investigação da
filosofia grega
·
Principais períodos da historia da
filosofia
·
Aspectos da filosofia contemporânea
·
A razão
·
Os vários sentidos da palavra razão
·
A atividade racional e suas modalidades
·
A razão: inata ou adquirida?
·
A razão na filosofia contemporânea
2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Conteúdos:
·
A verdade
·
Ignorância e verdade
·
Buscando a verdade
·
A lógica
·
O nascimento da lógica
·
Elementos da lógica
·
O conhecimento
·
A preocupação com o conhecimento
·
Percepção, memória e imaginação.
·
Linguagem e pensamento
·
A consciência pode conhecer tudo?
·
A metafísica
·
A metafísica de Aristóteles
·
As aventuras da metafísica
·
A ontologia contemporânea
3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Conteúdos:
·
A cultura
·
A religião
·
O universo das artes
·
A existência ética
·
A filosofia moral
·
A liberdade
·
A atitude cientifica
·
A ciência na historia
·
As ciências humanas
·
A vida política
·
As filosofias políticas
·
A questão democrática
METODOLOGIAS:
- Interpretação
de textos por aulas expositivas, teóricas e dialogadas;
- Leitura
orientada de texto;
- Utilização
transparência, quadro negro, saídas a campo, projetor multimídia, apresentações
de slides, entre outros;
- Elaboração
de trabalhos em grupos e individuais;
CRITÉRIOS GERAIS PARA
AVALIAÇÃO:
A avaliação será permanente, envolvendo
os seguintes critérios:
- Participação
e envolvimento nas atividades propostas;
- Expressão
escrita nas provas, trabalhos, atividades e interpretação de textos;
- Criatividade
e empenho na elaboração dos trabalhos;
- Capacidade
de reflexão e apropriação dos temas estudados;
- Avaliação
qualitativa;
- Recuperação
paralela, oferecida aos alunos no final do bimestre, que não atingiram a
media escolar, sendo registrada no Diário de classe de forma diferenciada.
- Projetos:
os projetos da feira de ciências entre outros, serão encaminhados no
decorrer do ano.
BIBLIOGRAFIA:
CHALITA,
Gabriel. Vivendo a Filosofia, volume único: livro do professor. São Paulo.
Ática, 2005.
CHAUÍ,
Marilena. Iniciação a filosofia: ensino médio, volume único / Marilena Chauí.
São Paulo: Ática, 2010.
Secretaria de Estado de
Educação
E. E. B. ITAJUBÁ -
Descanso/SC
PLANO
DE CURSO DE GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
ANO
2014
Prof.ª ELISANGELA LORENSKI
OBJETIVOS
GERAIS DO ENSINO DA GEOGRAFIA
- Desenvolver o pensamento crítico.
- Capacitar para a
leitura e interpretação de texto, possibilitando a manifestação da expressão
escrita e oral, desenvolvendo o aprimoramento interpretativo e a capacidade de
argumentação.
- Desenvolver atitudes
sociais, dentre elas o espírito associativo e de solidariedade, na busca
incessante de construção/reconstrução da cidadania, da ética, da compreensão e
do respeito pelo meio ambiente.
- Desenvolver nos
alunos a postura cientifica, utilizando-se, para tanto, do estímulo à
observação da natureza/sociedade e de sua compreensão.
- Conceber a Geografia
como estudo da organização do espaço pelas comunidades humanas.
- Estudar as relações
que o homem estabelece no e com o meio, identificando as formas de apropriação
do meio/natureza.
- Observar a realidade
econômica, social e ambiental local e partir para o global.
6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL:
Conteúdos:
- A GEOGRAFIA
E A COMPREENSÃO DE MUNDO: Paisagem, espaço e lugar; O
trabalho e a transformação do espaço geográfico; Orientação no espaço
geográfico; Localização no espaço geográfico.
- O PLANETA
TERRA:
Apresentando o Planeta Terra; A origem da Terra; Como se formaram os
continentes da Terra; A Terra em movimento: as placas tectônicas.
- OS
CONTINENTES, AS ILHAS E OS OCEANOS: Os continentes; as ilhas; Os oceanos
e os mares; A água nos continentes.
- RELEVO E
HIDROGRAFIA:
As principais formas de relevo terrestre; Os processos de formação e
transformação do relevo; O relevo brasileiro; Os rios e as bacias
hidrográficas do Brasil.
- CLIMA E
VEGETAÇÃO:
O clima; Os climas da Terra e do Brasil; As grandes paisagens vegetais da
terra; A vegetação brasileira.
- O CAMPO E A
CIDADE:
O espaço rural e suas paisagens; Problemas ambientais no campo; O espaço
urbano e suas paisagens; Os principais problemas urbanos.
- EXTRATIVISMO
E AGROPECUÁRIA:
Recursos naturais e atividades econômicas; O extrativismo; A Agricultura;
A pecuária.
- INDÚSTRIA,
COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: Do artesanato ao robô; Tipos de
indústria; O comércio; A prestação de serviços.
7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Conteúdos
- O Território
Brasileiro:
Localização Do Território Brasileiro, Formação Do Território Brasileiro, Regionalização
Do Território Brasileiro, Brasil:
Regiões E Políticas Regionais;
- A População
Brasileira:
Brasil, Aspectos Demográficos; A Formação Da População Brasileira; Os
Movimentos Migratórios; A População E O Trabalho No Brasil.
- Industrialização
E Urbanização Do Brasil: A Industrialização Brasileira; A Urbanização Brasileira; Rede E
Hierarquia Urbanas; Problemas Ambientais Nas Cidades.
- Região
Norte:
Aspectos Físicos Da Região Norte; Ocupação E Exploração Da Região Norte;
Devastação Na Amazônia Legal; Desenvolvimento Sustentável.
- Região
Nordeste:
Aspectos Físicos Da Região Nordeste; Nordeste: Ocupação E Organização Do
Espaço; As Sub-Regiões Do Nordeste; Nordeste: Espaço Geográfico Atual.
- Região
Sudeste:
Aspectos Físicos Da Região Sudeste; Ocupação Do Sudeste; Sudeste:
Organização Atual Do Espaço; A Economia Industrial Do Sudeste.
- Região Sul: Aspectos
Físicos Da Região Sul; A Ocupação E A Organização Do Espaço Sulista; A
População Da Região Sul, A Economia Da Região Sul.
- Região
Centro-Oeste:
Aspectos Físicos Da Região Centro-Oeste; Impactos Ambientais No Cerrado E
No Pantanal; Centro-Oeste: Expansão Do Povoamento; Centro-Oeste: Crescimento
Econômico.
8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Conteúdos
- Geografia e
regionalização do espaço: O mundo dividido: países
capitalistas e socialistas; Regionalização
pelo nível de desenvolvimento; Uma nova regionalização; Regionalização de
acordo com o IDH.
- A economia
global:
A economia mundial atual; As Transnacionais; Os financiadores da economia
mundial; Os blocos econômicos.
- O
continente americano: Localização e regionalização da América; A
formação histórica do continente americano; Relevo e hidrografia da
América; Clima e vegetação da América.
- A população
e a economia da América: A população e a economia da
América; Atividades do setor primário na América; O desenvolvimento do
setor secundário; O crescimento do setor terciário.
- América do
Norte:
Estados Unidos: território e população; Estados Unidos: potência econômica
e militar; Canadá: o maior país da América; México: entre os países ricos
e os países pobres.
- América
Central, América Andina e Guianas: América Central: continental e
insular; Guiana, Suriname e Guiana Francesa; América Andina: Venezuela,
Equador e Colômbia.
- América
Platina:
América Platina: aspectos gerais; O Paraguai; O Uruguai; A Argentina.
- O Brasil: Política
externa brasileira; Brasil: potência regional; O Brasil e as organizações
internacionais; O Brasil no mundo globalizado.
8º SÉRIE DE ENSINO FUNDAMENTAL
Conteúdos
- Países e
conflitos mundiais: Estado, nação, território e pais; As grandes
guerras e a Guerra Fria; Conflitos: as razões e os principais focos;
Terrorismo;
- Globalização
e organizações mundiais: a globalização e seus efeitos; Globalização
e meio ambiente; Globalização e organizações econômicas; Globalização e
direitos humanos;
- O
Continente Europeu: quadro natural e problemas ambientais; a
população europeia; a economia europeia; a União Europeia;
- Leste Europeu
e CEI:
a Europa oriental e o socialismo; a crise do socialismo e o fim da
bipolarização; a CEI: Comunidade dos Estados Independentes; Europa
Oriental economia e solidariedade;
- O
Continente Asiático: Ásia um continente de contrastes; a população
da Ásia; a economia; berço das maiores religiões;
- Ásia
destaques regionais: Rússia; O Japão e os Tigres Asiáticos; China;
Índia;
- O
continente Africano: quadro natural e regionalização da África; a
economia; as fronteiras; fome doenças e conflitos;
- Oceania e regiões populares: Oceania: apresentação: Austrália e Nova Zelândia; as regiões Antártica e Ártica: os extremos da Terra; os desafios da ciência nas regiões populares.
1º ENSINO MÉDIO
Conteúdos
- Planeta
Terra: coordenadas, movimentos e fusos horários.
- Representações
cartográficas, escalas e projeções.
- Mapas
temáticos e gráficos.
- Tecnologias
modernas utilizadas pela cartografia.
- Estrutura
geológica.
- As
estruturas e as formas do relevo.
- Solo.
- Clima.
- Os
fenômenos climáticos e a interferência humana.
- Hidrografia.
- Biomas
e formações vegetais: classificação e situação atual.
- As
conferências em defesa do meio ambiente.
2º ENSINO MÉDIO
Conteúdos
- O processo
de desenvolvimento do capitalismo.
- A globalização.
- Desenvolvimento
humano: as diferenças entre países e objetivos do milênio.
- Ordem
geopolítica e econômica: do pós-guerra aos dias de hoje.
- Conflitos
armados no mundo.
- A geografia
das indústrias.
- Países
pioneiros no processo de industrialização.
- Países de
industrialização tardia.
- Países de
industrialização planificada.
- Países
recentemente industrializados.
- O comércio
internacional, e os principais blocos regionais.
3º
ENSINO MÉDIO
Conteúdos
·
Industrialização brasileira.
·
Economia brasileira a partir de 1985.
·
A produção mundial de energia.
·
A produção de energia no Brasil.
·
Características e crescimento da
população mundial.
·
Os fluxos migratórios e a estrutura da
população.
·
A formação e a diversidade cultural da
população brasileira.
·
Aspectos demográficos e estrutura da
população brasileira.
·
O espaço urbano no mundo contemporâneo.
·
As cidades e a urbanização brasileira.
·
Organização da produção agropecuária.
·
A agropecuária no Brasil.
Projetos: os projetos da
feira de ciências entre outros, serão encaminhados no decorrer do ano.
Metodologias:
- Interpretação
de textos por aulas expositivas e dialogadas;
- Leitura
orientada de texto;
- Interpretação
de mapas;
- Utilização
de mapas, globo terrestre, transparência, quadro negro, saídas a campo, apresentação
de slides, entre outros;
- Elaboração
de trabalhos em grupos e individuais;
Critérios gerais para
avaliação:
- A
avaliação será permanente, envolvendo os seguintes critérios:
- Participação
e envolvimento nas atividades propostas;
- Expressão
escrita nas provas, trabalhos, atividades e interpretação de textos;
- Criatividade
e empenho na elaboração dos trabalhos;
- Capacidade
de reflexão e apropriação dos temas estudados;
- Avaliação
qualitativa;
- Recuperação
paralela, sendo esta oferecida aos alunos no final do bimestre, que não
atingiram a média escolar, sendo registrada no Diário de classe de forma
diferenciada.
Bibliografia:
BIGOTTO, José
Francisco. Geografia: sociedade e cotidiano 2 – espaço brasileiro / José
Francisco Bigotto, Márcio Abondanza Vitiello, Maria Adailza Martins de
Albuquerque. – 1 ed.. São Paulo: escala Educacional, 2010.
Projeto Araribá:
geografia/organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e
produzida pela Editora Moderna; editor responsável Fernando Carlo Vedovate.
- 3ª ed. - São Paulo: Moderna, 2010.
SENE, Eustáquio de.
Geografia geral do Brasil, volume 1: espaço geográfico e globalização: ensino
médio/Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. – São Paulo: Scipione, 2010.
SENE, Eustáquio de.
Geografia geral do Brasil, volume 2: espaço geográfico e globalização: ensino
médio/Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. – São Paulo: Scipione, 2010.
SENE, Eustáquio de.
Geografia geral do Brasil, volume 3: espaço geográfico e globalização: ensino
médio/Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. – São Paulo: Scipione, 2010.
VESENTINI, José
William. Geografia: série Brasil, volume único, ensino médio. – São Paulo:
Ática. 2003.
Secretaria
de Estado de Educação
E.
E. B. ITAJUBÁ – Descanso/SC.
PLANO
DE CURSO DE RELIGIÃO - ENSINO FUNDAMENTAL
ANO
2014
Prof.ª ELISANGELA
LORENSKI
Ensino
Fundamental
Objetivos
·
Proporcionar situações concretas de
aprendizagem que estimulem a construção do conhecimento tendo como ponto de
partida à vivência do aluno, integrando-o com o próximo e com o mundo.
·
Levar o aluno a ter uma atitude de
compreensão e conscientização acerca dos cuidados quanto a sua vida, família,
valorização do seu corpo e com o mundo que o cerca.
·
Proporcionar ao aluno a compreensão da
problemática ambiental, conduzindo-o a uma ação transformadora.
“A EDUCAÇÃO RELIGIOSA
ESCOLAR é uma constante preocupação para todos nós. Ela visa a educação plena
do aluno,a formação de valores fundamentais através da busca do Transcendente e
da descoberta do sentido mais profundo da existência humana. Ignorá-la é
ignorar e desprezar a pessoa humana, violentando-a naquilo que ela tem de mais
íntimo: o direito a uma educação completa, respeitando a liberdade de cada um”.
(PC-SC, 1998, p. 232).
Conteúdos Gerais
(os
conteúdos abordados em todas as séries do ensino fundamental serão os mesmos,
porém serão enfatizados com graus de profundidades diferentes).
·
História da Educação Religiosa Escolar
no Brasil e em Santa Catarina
·
Eu (o ser humano)
·
Valores e limites
·
Família
·
Organizações religiosas
·
Meio ambiente
·
Direitos e deveres da criança
·
Preconceito
·
Os sentimentos (amor, ódio, tristeza,
alegria...)
·
Sexualidade
·
Ter, Ser e Poder.
·
Violência familiar e bullyng
·
Valorização da vida
·
Espiritualidade
·
Religião e corpo
·
Relacionamentos
·
Estudo das normas.
Metodologias:
- Interpretação
de textos por aulas expositivas, teóricas e dialogadas;
- Leitura
orientada de texto;
- Elaboração
de trabalhos em grupos e individuais;
- Aula
prática com criação própria.
- Seminários
e debates.
- Textos,
dinâmicas, murais, cartazes, pesquisas...
- Utilização
transparência, quadro negro, saídas a campo, projetor multimídia, entre
outros;
Critérios gerais para
avaliação:
A
avaliação será permanente, envolvendo os seguintes critérios:
- Participação
e envolvimento nas atividades propostas;
- Expressão
escrita nas provas, trabalhos, atividades e interpretação de textos;
- Criatividade
e empenho na elaboração dos trabalhos;
- Capacidade
de reflexão e apropriação dos temas estudados;
- Avaliação
qualitativa;
- Recuperação
paralela, oferecida aos alunos no final do bimestre, que não atingiram a
media escolar, sendo registrada no Diário de classe de forma diferenciada.
·
Projetos: os projetos da
feira de ciências entre outros, serão encaminhados no decorrer do ano.
Bibliografia
Proposta Curricular de
Santa Catarina, 1998.
Textos diversos sobre
os assuntos.
Revista mundo jovem e
outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário