domingo, 30 de março de 2014

Planos de ensino 2014 - Geografia, Religião e Filosofia



Secretaria de Estado de Educação
E. E. B. Itajubá - Descanso/SC








PLANO DE CURSO DE FILOSOFIA
ANO 2014








Prof.ª  ELISANGELA LORENSKI


OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO DA FILOSOFIA
·         Estudar, considerando os diversos contextos históricos, os temas e ideias fundamentais dos grandes mestres do pensamento ocidental, procurando estabelecer com conexões com nosso saber filosófico, e buscando exercitar e desenvolver a capacidade de pensar com critérios e objetividade.
·         Apresentar os conceitos fundamentais do pensamento filosófico ocidental, constituído historicamente, como ferramentas de formação de atitude filosófica.
·         Colaborar para a reflexão sobre as relações entre as concepções filosóficas e as condições históricas e a vida cotidiana.
·         Desenvolver o espírito critico e a reflexão filosófica sobre questões contemporâneas, contribuindo para a criação e o fortalecimento de práticas solidárias com a própria comunidade.
  
1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Conteúdos:
·         A filosofia
·         A atitude filosófica
·         O que é a filosofia?
·         A origem da filosofia
·         Períodos e campos da investigação da filosofia grega
·         Principais períodos da historia da filosofia
·         Aspectos da filosofia contemporânea
·         A razão
·         Os vários sentidos da palavra razão
·         A atividade racional e suas modalidades
·         A razão: inata ou adquirida?
·         A razão na filosofia contemporânea
2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Conteúdos:
·         A verdade
·         Ignorância e verdade
·         Buscando a verdade
·         A lógica
·         O nascimento da lógica
·         Elementos da lógica
·         O conhecimento
·         A preocupação com o conhecimento
·         Percepção, memória e imaginação.
·         Linguagem e pensamento
·         A consciência pode conhecer tudo?
·         A metafísica
·         A metafísica de Aristóteles
·         As aventuras da metafísica
·         A ontologia contemporânea

3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Conteúdos:
·         A cultura
·         A religião
·         O universo das artes
·         A existência ética
·         A filosofia moral
·         A liberdade
·         A atitude cientifica
·         A ciência na historia
·         As ciências humanas
·         A vida política
·         As filosofias políticas
·         A questão democrática

METODOLOGIAS:
  • Interpretação de textos por aulas expositivas, teóricas e dialogadas;
  • Leitura orientada de texto;
  • Utilização transparência, quadro negro, saídas a campo, projetor multimídia, apresentações de slides, entre outros;
  • Elaboração de trabalhos em grupos e individuais;

CRITÉRIOS GERAIS PARA AVALIAÇÃO:
A avaliação será permanente, envolvendo os seguintes critérios:
  • Participação e envolvimento nas atividades propostas;
  • Expressão escrita nas provas, trabalhos, atividades e interpretação de textos;
  • Criatividade e empenho na elaboração dos trabalhos;
  • Capacidade de reflexão e apropriação dos temas estudados;
  • Avaliação qualitativa;
  • Recuperação paralela, oferecida aos alunos no final do bimestre, que não atingiram a media escolar, sendo registrada no Diário de classe de forma diferenciada.
  • Projetos: os projetos da feira de ciências entre outros, serão encaminhados no decorrer do ano.

 BIBLIOGRAFIA:
CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia, volume único: livro do professor. São Paulo. Ática, 2005.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação a filosofia: ensino médio, volume único / Marilena Chauí. São Paulo: Ática, 2010.




Secretaria de Estado de Educação
E. E. B. ITAJUBÁ - Descanso/SC








PLANO DE CURSO DE GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
ANO 2014








Prof.ª ELISANGELA LORENSKI







OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO DA GEOGRAFIA

- Desenvolver o pensamento crítico.
- Capacitar para a leitura e interpretação de texto, possibilitando a manifestação da expressão escrita e oral, desenvolvendo o aprimoramento interpretativo e a capacidade de argumentação.
- Desenvolver atitudes sociais, dentre elas o espírito associativo e de solidariedade, na busca incessante de construção/reconstrução da cidadania, da ética, da compreensão e do respeito pelo meio ambiente.
- Desenvolver nos alunos a postura cientifica, utilizando-se, para tanto, do estímulo à observação da natureza/sociedade e de sua compreensão.
- Conceber a Geografia como estudo da organização do espaço pelas comunidades humanas.
- Estudar as relações que o homem estabelece no e com o meio, identificando as formas de apropriação do meio/natureza.
- Observar a realidade econômica, social e ambiental local e partir para o global.



6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL:
Conteúdos:
  • A GEOGRAFIA E A COMPREENSÃO DE MUNDO: Paisagem, espaço e lugar; O trabalho e a transformação do espaço geográfico; Orientação no espaço geográfico; Localização no espaço geográfico.
  • O PLANETA TERRA: Apresentando o Planeta Terra; A origem da Terra; Como se formaram os continentes da Terra; A Terra em movimento: as placas tectônicas.
  • OS CONTINENTES, AS ILHAS E OS OCEANOS: Os continentes; as ilhas; Os oceanos e os mares; A água nos continentes.
  • RELEVO E HIDROGRAFIA: As principais formas de relevo terrestre; Os processos de formação e transformação do relevo; O relevo brasileiro; Os rios e as bacias hidrográficas do Brasil.
  • CLIMA E VEGETAÇÃO: O clima; Os climas da Terra e do Brasil; As grandes paisagens vegetais da terra; A vegetação brasileira.
  • O CAMPO E A CIDADE: O espaço rural e suas paisagens; Problemas ambientais no campo; O espaço urbano e suas paisagens; Os principais problemas urbanos.
  • EXTRATIVISMO E AGROPECUÁRIA: Recursos naturais e atividades econômicas; O extrativismo; A Agricultura; A pecuária.
  • INDÚSTRIA, COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: Do artesanato ao robô; Tipos de indústria; O comércio; A prestação de serviços.

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Conteúdos
  • O Território Brasileiro: Localização Do Território Brasileiro, Formação Do Território Brasileiro, Regionalização Do Território Brasileiro,  Brasil: Regiões E Políticas Regionais;
  • A População Brasileira: Brasil, Aspectos Demográficos; A Formação Da População Brasileira; Os Movimentos Migratórios; A População E O Trabalho No Brasil.
  • Industrialização E Urbanização Do Brasil: A Industrialização Brasileira; A Urbanização Brasileira; Rede E Hierarquia Urbanas; Problemas Ambientais Nas Cidades.
  • Região Norte: Aspectos Físicos Da Região Norte; Ocupação E Exploração Da Região Norte; Devastação Na Amazônia Legal; Desenvolvimento Sustentável.
  • Região Nordeste: Aspectos Físicos Da Região Nordeste; Nordeste: Ocupação E Organização Do Espaço; As Sub-Regiões Do Nordeste; Nordeste: Espaço Geográfico Atual.
  • Região Sudeste: Aspectos Físicos Da Região Sudeste; Ocupação Do Sudeste; Sudeste: Organização Atual Do Espaço; A Economia Industrial Do Sudeste.
  • Região Sul: Aspectos Físicos Da Região Sul; A Ocupação E A Organização Do Espaço Sulista; A População Da Região Sul, A Economia Da Região Sul.
  • Região Centro-Oeste: Aspectos Físicos Da Região Centro-Oeste; Impactos Ambientais No Cerrado E No Pantanal; Centro-Oeste: Expansão Do Povoamento; Centro-Oeste: Crescimento Econômico.

8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Conteúdos
  • Geografia e regionalização do espaço: O mundo dividido: países capitalistas e socialistas; Regionalização pelo nível de desenvolvimento; Uma nova regionalização; Regionalização de acordo com o IDH.
  • A economia global: A economia mundial atual; As Transnacionais; Os financiadores da economia mundial; Os blocos econômicos.
  • O continente americano: Localização e regionalização da América; A formação histórica do continente americano; Relevo e hidrografia da América; Clima e vegetação da América.
  • A população e a economia da América: A população e a economia da América; Atividades do setor primário na América; O desenvolvimento do setor secundário; O crescimento do setor terciário.
  • América do Norte: Estados Unidos: território e população; Estados Unidos: potência econômica e militar; Canadá: o maior país da América; México: entre os países ricos e os países pobres.
  • América Central, América Andina e Guianas: América Central: continental e insular; Guiana, Suriname e Guiana Francesa; América Andina: Venezuela, Equador e Colômbia.
  • América Platina: América Platina: aspectos gerais; O Paraguai; O Uruguai; A Argentina.
  • O Brasil: Política externa brasileira; Brasil: potência regional; O Brasil e as organizações internacionais; O Brasil no mundo globalizado.


8º SÉRIE DE ENSINO FUNDAMENTAL
Conteúdos
  • Países e conflitos mundiais: Estado, nação, território e pais; As grandes guerras e a Guerra Fria; Conflitos: as razões e os principais focos; Terrorismo;
  • Globalização e organizações mundiais: a globalização e seus efeitos; Globalização e meio ambiente; Globalização e organizações econômicas; Globalização e direitos humanos;
  • O Continente Europeu: quadro natural e problemas ambientais; a população europeia; a economia europeia; a União Europeia;
  • Leste Europeu e CEI: a Europa oriental e o socialismo; a crise do socialismo e o fim da bipolarização; a CEI: Comunidade dos Estados Independentes; Europa Oriental economia e solidariedade;
  • O Continente Asiático: Ásia um continente de contrastes; a população da Ásia; a economia; berço das maiores religiões;
  • Ásia destaques regionais: Rússia; O Japão e os Tigres Asiáticos; China; Índia;
  • O continente Africano: quadro natural e regionalização da África; a economia; as fronteiras; fome doenças e conflitos;
  • Oceania e regiões populares: Oceania: apresentação: Austrália e Nova Zelândia; as regiões Antártica e Ártica: os extremos da Terra; os desafios da ciência nas regiões populares.

1º ENSINO MÉDIO
Conteúdos
  • Planeta Terra: coordenadas, movimentos e fusos horários.
  • Representações cartográficas, escalas e projeções.
  • Mapas temáticos e gráficos.
  • Tecnologias modernas utilizadas pela cartografia.
  • Estrutura geológica.
  • As estruturas e as formas do relevo.
  • Solo.
  • Clima.
  • Os fenômenos climáticos e a interferência humana.
  • Hidrografia.
  • Biomas e formações vegetais: classificação e situação atual.
  • As conferências em defesa do meio ambiente.


2º ENSINO MÉDIO
Conteúdos
  • O processo de desenvolvimento do capitalismo.
  • A globalização.
  • Desenvolvimento humano: as diferenças entre países e objetivos do milênio.
  • Ordem geopolítica e econômica: do pós-guerra aos dias de hoje.
  • Conflitos armados no mundo.
  • A geografia das indústrias.
  • Países pioneiros no processo de industrialização.
  • Países de industrialização tardia.
  • Países de industrialização planificada.
  • Países recentemente industrializados.
  • O comércio internacional, e os principais blocos regionais.


3º ENSINO MÉDIO
Conteúdos
·         Industrialização brasileira.
·         Economia brasileira a partir de 1985.
·         A produção mundial de energia.
·         A produção de energia no Brasil.
·         Características e crescimento da população mundial.
·         Os fluxos migratórios e a estrutura da população.
·         A formação e a diversidade cultural da população brasileira.
·         Aspectos demográficos e estrutura da população brasileira.
·         O espaço urbano no mundo contemporâneo.
·         As cidades e a urbanização brasileira.
·         Organização da produção agropecuária.
·         A agropecuária no Brasil.

Projetos: os projetos da feira de ciências entre outros, serão encaminhados no decorrer do ano.

Metodologias:
  • Interpretação de textos por aulas expositivas e dialogadas;
  • Leitura orientada de texto;
  • Interpretação de mapas;
  • Utilização de mapas, globo terrestre, transparência, quadro negro, saídas a campo, apresentação de slides, entre outros;
  • Elaboração de trabalhos em grupos e individuais;



Critérios gerais para avaliação:
  • A avaliação será permanente, envolvendo os seguintes critérios:
  1. Participação e envolvimento nas atividades propostas;
  2. Expressão escrita nas provas, trabalhos, atividades e interpretação de textos;
  3. Criatividade e empenho na elaboração dos trabalhos;
  4. Capacidade de reflexão e apropriação dos temas estudados;
  5. Avaliação qualitativa;
  6. Recuperação paralela, sendo esta oferecida aos alunos no final do bimestre, que não atingiram a média escolar, sendo registrada no Diário de classe de forma diferenciada.

 Bibliografia:
BIGOTTO, José Francisco. Geografia: sociedade e cotidiano 2 – espaço brasileiro / José Francisco Bigotto, Márcio Abondanza Vitiello, Maria Adailza Martins de Albuquerque. – 1 ed.. São Paulo: escala Educacional, 2010.
Projeto Araribá: geografia/organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editor responsável Fernando Carlo Vedovate. -  3ª ed. - São Paulo: Moderna, 2010.
SENE, Eustáquio de. Geografia geral do Brasil, volume 1: espaço geográfico e globalização: ensino médio/Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. – São Paulo: Scipione, 2010.
SENE, Eustáquio de. Geografia geral do Brasil, volume 2: espaço geográfico e globalização: ensino médio/Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. – São Paulo: Scipione, 2010.
SENE, Eustáquio de. Geografia geral do Brasil, volume 3: espaço geográfico e globalização: ensino médio/Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. – São Paulo: Scipione, 2010.
VESENTINI, José William. Geografia: série Brasil, volume único, ensino médio. – São Paulo: Ática. 2003.





Secretaria de Estado de Educação
E. E. B. ITAJUBÁ – Descanso/SC.








PLANO DE CURSO DE RELIGIÃO - ENSINO FUNDAMENTAL
ANO 2014








Prof.ª ELISANGELA LORENSKI






Ensino Fundamental

Objetivos
·         Proporcionar situações concretas de aprendizagem que estimulem a construção do conhecimento tendo como ponto de partida à vivência do aluno, integrando-o com o próximo e com o mundo.
·         Levar o aluno a ter uma atitude de compreensão e conscientização acerca dos cuidados quanto a sua vida, família, valorização do seu corpo e com o mundo que o cerca.
·         Proporcionar ao aluno a compreensão da problemática ambiental, conduzindo-o a uma ação transformadora.

“A EDUCAÇÃO RELIGIOSA ESCOLAR é uma constante preocupação para todos nós. Ela visa a educação plena do aluno,a formação de valores fundamentais através da busca do Transcendente e da descoberta do sentido mais profundo da existência humana. Ignorá-la é ignorar e desprezar a pessoa humana, violentando-a naquilo que ela tem de mais íntimo: o direito a uma educação completa, respeitando a liberdade de cada um”. (PC-SC, 1998, p. 232).

Conteúdos Gerais
(os conteúdos abordados em todas as séries do ensino fundamental serão os mesmos, porém serão enfatizados com graus de profundidades diferentes).

·         História da Educação Religiosa Escolar no Brasil e em Santa Catarina
·         Eu (o ser humano)
·         Valores e limites
·         Família
·         Organizações religiosas
·         Meio ambiente
·         Direitos e deveres da criança
·         Preconceito
·         Os sentimentos (amor, ódio, tristeza, alegria...)
·         Sexualidade
·         Ter, Ser e Poder.
·         Violência familiar e bullyng
·         Valorização da vida
·         Espiritualidade
·         Religião e corpo
·         Relacionamentos
·         Estudo das normas.
Metodologias:
  • Interpretação de textos por aulas expositivas, teóricas e dialogadas;
  • Leitura orientada de texto;
  • Elaboração de trabalhos em grupos e individuais;
  • Aula prática com criação própria.
  • Seminários e debates.
  • Textos, dinâmicas, murais, cartazes, pesquisas...
  • Utilização transparência, quadro negro, saídas a campo, projetor multimídia, entre outros;


Critérios gerais para avaliação:
A avaliação será permanente, envolvendo os seguintes critérios:
  • Participação e envolvimento nas atividades propostas;
  • Expressão escrita nas provas, trabalhos, atividades e interpretação de textos;
  • Criatividade e empenho na elaboração dos trabalhos;
  • Capacidade de reflexão e apropriação dos temas estudados;
  • Avaliação qualitativa;
  • Recuperação paralela, oferecida aos alunos no final do bimestre, que não atingiram a media escolar, sendo registrada no Diário de classe de forma diferenciada.
·         Projetos: os projetos da feira de ciências entre outros, serão encaminhados no decorrer do ano.

Bibliografia

Proposta Curricular de Santa Catarina, 1998.
Textos diversos sobre os assuntos.
Revista mundo jovem e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário